Cooperativa financeira oferece vantagens para empreendedores


Compartilhar

O empreendedorismo ainda é uma forte alternativa frente aos momentos de incertezas políticas, econômicas e no cenário de desemprego desanimador do País. E nessa fase de inovação e redescoberta é que muitos profissionais investem em negócios próprios. Mas, para o empreendimento dar certo, é fundamental se aliar a bons parceiros.

No maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil, o Sicoob, o cooperado Pessoa Jurídica conta com taxas competitivas, diversas opções de investimentos, capital de giro, entre outras soluções e serviços essenciais para ver seu empreendimento crescer e prosperar. No primeiro semestre de 2017, cerca de R$14.222 bilhões em linhas de crédito foram destinados a empresas. Atualmente, o Sicoob atende 556.025 associados PJ entre grandes, PMEs e microempresas. Um crescimento de 27% se comparado ao mesmo período no ano passado.

Quando resolveu expandir seu negócio e abrir a segunda unidade de sua empresa voltada para o público infantil, Tatiana Coimbra, proprietária do Berçário, Creche, Daycare e Escola Me Põe na História, de Brasília, escolheu o Sicoob como parceiro. Cooperada desde 2015, ela conta que utiliza diversos serviços da cooperativa. “Conheço o Sicoob porque o meu marido também é empresário e na empresa dele todos são cooperados do Sistema. Ele me convenceu e levei minha conta para o Sicoob”, relata a empreendedora.

Uma das primeiras vantagens que Tatiana aproveitou ao se tornar uma cooperada PJ foi o Capital de Giro. “Foi o principal facilitador para a abertura dessa nova unidade. Também utilizo a maquininha Sipag e já precisei antecipar os recebíveis. Tudo foi feito de forma prática e sem burocracia”, comenta. A empresária também afirma estar satisfeita com o atendimento personalizado. “Considero o atendimento do Sicoob muito bom, geralmente temos um contato mais próximo, os funcionários nos conhecem pelo nome”.

Melhores soluções

O desejo de empreender apareceu para Fausto Licks, fisioterapeuta, ainda na época da faculdade. Dono da Personallité Centro Integrado de Saúde, em São Miguel do Oeste (SC), Licks conta que iniciou seu relacionamento com o Sicoob em 2012, quando buscava uma alternativa mais econômica para a conta pessoa jurídica. “Conheci o Sicoob a partir do grande crescimento que a cooperativa teve em nossa cidade e região, além de boas indicações de familiares e amigos que já eram associados à cooperativa”, informa.

Atualmente, toda movimentação financeira do empresário é realizada por meio do Sicoob. “Já utilizei capital de giro, microcrédito e cartão de crédito. Também possuo seguro da empresa e seguro pessoal. Na parte de cobrança, utilizo a emissão de boletos, antecipação de recebíveis e realizo praticamente todas as transações financeiras por meio dos canais de autoatendimento do Sicoob”, pontua Licks.

O fisioterapeuta menciona ainda que, nos últimos anos, ocorreu um aumento considerável na demanda de pacientes e, por isso, foi necessário ampliar a estrutura da clínica. “A cooperativa auxiliou no crescimento da minha empresa com a concessão de capital de giro e microcrédito”.

Ele destaca que, antes de ter conta no Sicoob, possuía conta em outras instituições e percebeu que as tarifas de manutenção eram muito mais altas que as da cooperativa. Notou, ainda, que essa diferença ocorria também nas taxas de juros. “Além dessas vantagens, percebo no Sicoob a dedicação em encontrar a solução que melhor se encaixa em cada situação. É notória a agilidade no atendimento, na liberação de recursos e outros fatores já citados. É muito bom saber que, quando você precisa, pode chegar lá, falar com a pessoa certa e ser reconhecido, tratado pelo nome”, reconhece. “E, é claro, a distribuição de sobras, que é algo exclusivo no modelo cooperativo”, completa Licks.

O que é o Sicoob

O Sistema de Cooperativas Financeira do Brasil, Sicoob, possui 3,7 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 476 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de: cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,6 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Mais informações acesse: www.sicoob.com.br

Compartilhar