Um céu de oportunidades para profissionais mais velhos


Compartilhar

Já foi a época em que a aviação era cheia de glamour e as companhias aéreas procuravam só gente jovem e bonita para trabalhar. A GOL Linhas Aéreas Inteligentes lançou recentemente a campanha ‘Experiência na Bagagem’ para inclusão de pessoas da melhor idade nos processos seletivos da companhia. A iniciativa tem como objetivo incentivar que profissionais com mais idade se candidatem às oportunidades de emprego na empresa.

A iniciativa da Gol é um dos exemplos que mostram que o mercado está começando a perceber as vantagens de se contratar profissionais com idade mais avançada e se engana quem pensa que essa estratégia é apenas uma preocupação social, visando inclusão. Na verdade, contratar profissionais com mais idade está se tornando muito atrativo por várias questões. Além da já tão proclamada “maior experiência” que os mais velhos possuem, e que pode ser muito útil para as empresas, outros fatores têm influência.

O primeiro é o natural envelhecimento da população. Pessoas com mais idade tendem a preferir serem atendidas por pessoas também mais velhas. O segundo é uma maior quantidade de informações que os mais velhos podem oferecer aos recrutadores nos processos seletivos. Como os mais velhos possuem currículos com mais experiências anteriores e referências, fica bem mais fácil identificar o perfil do profissional, bem como seus hábitos de comportamento, e saber se ele se adeque de fato à vaga. Isso ajuda a reduzir a turn over e, falando em rotatividade, profissionais mais velhos tendem também a permanecer mais tempo no emprego, uma vez que se sintam bem em suas atividades. Os mais novos, normalmente mais impetuosos e em busca de crescimento na carreira, tendem a mudar de emprego com mais facilidade.

A estratégia da Gol merece, portanto, aplausos, não apenas pelo seu caráter social, mas por ser, de fato, uma boa prática de gestão de pessoas. Quem quiser saber mais sobre a campanha da Gol pode verificar as vagas disponíveis e cadastrar seu currículo no vagas.com/gol. No site da companhia, dentro do canal Trabalhe na GOL, também é possível acessar uma página exclusiva da campanha. Os processos seletivos, em geral, são compostos por testes, seleção, dinâmica de grupo e entrevista com o RH e gestores. Entre os benefícios oferecidos pela GOL estão salário compatível com o mercado, vale-transporte, vale-refeição e alimentação, assistências médica e odontológica. Além disso, os selecionados poderão conhecer diversos lugares do mundo com os benefícios para viagens oferecidos pela companhia.

Compartilhar