Feira de franchising mostra tendências do setor para manter crescimento


Investir em uma segunda unidade da mesma franquia, ou em uma segunda marca utilizando o mesmo endereço, ou ainda em pontos comerciais de baixo investimento que se reportam à matriz. Esses são alguns exemplos de movimentações que empreendedores têm feito para atingir um público maior e, consequentemente, incrementar o faturamento. O grupo Acerte Franchising, detentor das marcas Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express e Linha e Bainha Costuras, representa bem esse fenômeno. Cerca de 30% de seus parceiros operam mais de um negócio, sendo no modelo store in store ou em unidades individuais.

O conceito de store in store (loja dentro de loja) vem ganhando adesões no setor de franquia no Brasil ano após ano. “Nos últimos dois anos, temos visto um maior interesse por parte das redes tanto no desenvolvimento de novos formatos como na diversificação de canais de venda. Frente à grande base instalada de lojas, esse movimento ainda não foi suficiente para impactar mais pesadamente o perfil do setor, mas acreditamos que isso tenda a acontecer nos próximos anos. A ABF, inclusive, pretende estudar mais de perto esse movimento tão importante para o futuro do franchising”, afirma Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

O empresário João Carlos Orselli, de Joinville-SC, é parceiro do grupo Acerte Franchising há 8 anos e proprietário de 3 operações diferentes, mas atreladas ao mesmo grupo: 1 unidade matriz da Quality Lavanderia, 1 store in store (Quality Lavanderia + Linha e Bainha Costuras – franquia de reparo e customização de roupas) e ainda 1 ponto de coleta da Quality (extensão da loja matriz, com um baixo investimento, onde o cliente apenas entrega e retira os artigos a serem lavados).

Orselli optou por expandir os negócios dentro do grupo Acerte Franchising motivado pela credibilidade que as marcas já tinham no mercado e também pela facilidade de utilizar uma estrutura já existente. “Otimizar custos e espaço sem aumentar o aluguel do ponto comercial é realmente uma vantagem excelente.” O casamento dos negócios também foi um fator decisivo para o empresário. “Uma loja atrai mais venda para a outra, e vice-versa. O cliente vem para uma, vê que existe a outra no mesmo lugar e passa a utilizar as duas.”

É o tipo do investimento certeiro, considerando que o setor de Limpeza e Conservação, no qual incluem franquias de lavanderia e de conserto de roupas, é um dos que mais se destacam. A categoria apresentou um incremento de 16% nos três primeiros meses do ano, terceiro melhor desempenho de todo o setor, de acordo com os dados da ABF.

Desde a inauguração da segunda franquia, João Carlos Orselli garante que o faturamento cresceu naturalmente. “No caso da unidade store in store, já tínhamos presença consolidada no ponto comercial e a carteira de clientes da lavanderia, que passaram a usar os serviços de costura. Aumentamos nosso faturamento sem aumentar custo, pois usamos a mesma estrutura, do atendimento aos sistemas de controle financeiro, operacional e de logística”, comemora o franqueado.

Confira os investimentos e potenciais ganhos das marcas do grupo Acerte Franchising:

Quality Lavanderia
Investimento: a partir de R$ 270 mil (incluindo taxa de franquia e maquinário – não estão inclusos adequação do imóvel e capital de giro)
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Royalties: 5% do faturamento bruto
Fundo de Propaganda: 2% do faturamento bruto
Faturamento médio mensal: de R$ 35 mil a R$ 60 mil (dependendo do porte da loja, com rentabilidade de 25% a 35%)
Prazo de retorno: de 36 a 48 meses

Prima Clean Lavanderia Express
Investimento: a partir de R$ 99 mil (incluindo taxa de franquia e maquinário – não estão inclusos adequação do imóvel e capital de giro)
Taxa de franquia: R$ 28.500,00
Royalties: 5% do faturamento bruto
Fundo de Propaganda: 2% do faturamento bruto
Faturamento médio mensal: de R$ 20 mil a R$ 30 mil (dependendo do porte da loja, com rentabilidade de 25% a 35%)
Prazo de retorno: de 36 a 48 meses

Linha e Bainha Costuras
Investimento: a partir de R$ 59 mil (incluindo taxa de franquia e maquinário – não estão inclusos adequação do imóvel e capital de giro)
Taxa de franquia: R$ 28 mil
Royalties: 5% do faturamento bruto
Fundo de Propaganda: 2% sobre faturamento bruto
Faturamento médio mensal: R$ 20 mil (rentabilidade de 30% a 40%)
Prazo de retorno: de 24 e 36 meses

Serviço “ABF Franchising Expo 2017”
Realização: Associação Brasileira de Franchising
Data: 21 a 24 de Junho
Horário: 21 a 23/06, das 13h às 21h e 24/06, das 11h30 às 18h30.
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo/SP)
Mais informações: www.abfexpo.com.br
Localização Estande Acerte Franchising:
Entrada dos pavilhões Branco e Azul – Rua H213.