Oportunidades para Startups


No dia 20 de maio, um bootcamp de capacitação reunirá novos empreendedores em 15 capitais brasileiras. No Rio de Janeiro/RJ, o evento será realizado na Windsor Guanabara, das 8h às 18h30. As empresas selecionadas vão ter a oportunidade de participar de workshops e oficinas para compartilhar experiências com mentores de alto nível dispostos a dividir o conhecimento com os novos empreendedores e prepará-los para o contato com possíveis investidores. Este ano, os eventos presenciais serão realizados em parceria com o Sebrae Startup Day, um evento que tem o objetivo de fomentar o ecossistema inovador brasileiro e apresentar a experiência de sucesso de diversas empresas brasileiras.

O programa de aceleração foi criado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), e conta com a correalização do Sebrae e tem a Fundação CERTI como executora. Segundo Marcos Vinícius de Souza, Secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), este é o momento para os startupeiros provarem a competência e por que devem ir até o Bootcamp Final e serem colocados em contato com investidores. ‘‘Nos últimos três meses, os empreendedores passaram por cursos de altíssima qualidade na plataforma digital e agora vão consolidar o que aprenderam no evento presencial. O contato frente a frente com os executivos é fundamental para que todos possam reconhecer as falhas, melhorar os planos de negócios e assim, amadurecerem para serem conectados aos investidores’’, comenta Souza.

Já Célio Cabral, gerente da Unidade de Acesso à Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade do Sebrae, acredita que as ações são importantes para a orientação e preparação dos projetos a serem submetidos para a segunda etapa do programa. ‘‘Os Bootcamps são momentos excelentes para confirmarmos e comemorarmos a integração entre startups e mentores e o crescimento do InovAtiva, após a consolidação da parceria com o Sebrae”.

Leandro Carioni, diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador Fundação CERTI, reforça o crescimento do programa. ‘‘O crescimento do programa desde o início é notório. Com um perfil capaz de oferecer aceleração para startups em todos os lugares do país, aumentamos a procura a cada ano e por este motivo, o número de capitais que realizam o bootcamp regional cresceu de nove para 15 lugares’’, lembra Carioni.

As outras cidades que sediarão este encontro são Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Belém/PA, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Manaus/AM, Recife/PE, Salvador/BA, São Paulo/SP, Porto Alegre/RS, Vitória/ES. No total, farão parte do evento 298 startups, 496 empresas de grande porte e 191 mentores.

Serviço: Bootcamp InovAtiva Brasil

Local: Windsor Guanabara Hotel: Av. Pres. Vargas, 392 – Centro

Horário: A partir das 8h30