Rede de supermercados cria promoção para evitar desperdícios


A rejeição de produtos com aparência diferente das que são consideradas normais pelos consumidores provocam desperdícios enormes de alimentos. O consumidor sempre dá preferência pelos que tem melhor aparência e o resto é rejeitado. Como resultado dessa mentalidade, toneladas de alimentos que rigorosamente possuem as mesmas qualidades nutritivas que os mais bonitos esteticamente são desperdiçadas diariamente nos supermercados.

Para evitar isso e começar a mudar a mentalidade do consumidor aqui no Brasil, a rede de supermercados Super Prix está inaugurando uma campanha mostrando que as aparências enganam e dessa forma estimular o consumidor a não desperdiçar esses alimentos.

A campanha consiste na venda de produtos com aspecto “incomum” – cenouras com duas pernas, legumes maiores, beterrabas, chuchus, entre outros, oferecendo ao consumidor 30% de desconto nos produtos em questão, além de reverter parte da renda para instituições carentes conveniadas.

– “Boa parte desses alimentos, mesmo com alto valor nutritivo, nem chega aos supermercados por causa da aparência (cenouras com duas pernas, beterrabas gigantes, entre outros). Queremos contribuir para que esse cenário mude” – garante a CEO do SuperPrix, Viviane Areal.

A nutricionista da rede, Érica Schattka, também apoia a iniciativa: “O resultado final é esteticamente e nutricionalmente igual ao de uma receita feita com produto perfeito” – afirma.

Em apenas dois meses, a rede aumentou as vendas desses produtos em 32% graças a iniciativa. A ação é feita em uma feirinha “As aparências enganam” que está disponível diariamente nas unidades Tijuca, Riachuelo, Engenho Novo, Méier e Niterói.