Coca-Cola e ONU Mulheres desenvolvem comunidades pelo Brasil


Compartilhar

Quando grandes empresas trabalham pelo desenvolvimento de pessoas, muitos caminhos se abrem. Cerca de 22 mil mulheres e 13 mil homens de comunidades de baixa renda do Brasil participaram de oficinas de capacitação sobre igualdade de gênero promovidas pela ONU Mulheres e Instituto Coca-Cola Brasil. O público, mobilizado em 24 Estados e no Distrito Federal, foi composto por empreendedoras, jovens em preparação para entrada no mercado de trabalho e membros de cooperativas de materiais recicláveis que participam da plataforma Coletivo Coca-Cola. Iniciativa semelhante está agora em desenvolvimento na África do Sul e no Egito.

A parceria uniu o programa Coletivo Coca-Cola, voltada ao fortalecimento comunitário e à geração de renda nas comunidades sob a gestão do Instituto Coca-Cola Brasil com a experiência da ONU Mulheres nos temas igualdade de gênero, empoderamento das mulheres e direitos humanos.

“Como braço social da Coca-Cola Brasil, o Instituto juntou a sua expertise com comunidades e esforços com os da ONU Mulheres. Construímos maneiras inovadoras de mudar a realidade de comunidades de baixa renda. Alcançamos resultados surpreendentes e percebemos o potencial de setores corporativos ligados à iniciativa privada mobilizarem atenção e investimentos para o empoderamento econômico das mulheres e das comunidades. Temos uma rota e convidamos outras corporações a seguirem conosco em favor dos direitos das mulheres”, afirma Nadine Gasman, Representante da ONU Mulheres Brasil.

Nas oficinas sobre empreendedorismo e igualdade de gênero foram abordados ainda temas como: procedimentos de criação, legalização e gerenciamento eficiente de negócios próprios e coletivos, além da gestão de recursos. Foi elaborado ainda um Guia de Formalização Fácil para Empreendedoras e levantados dados sobre gênero, raça e etnia para o Manual de Compras Sustentáveis, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), composto por mais de 70 grandes grupos empresariais do país, entre eles a Coca-Cola Brasil.

Compartilhar